Desporto | Sporting Clube de Guadalupe

De acordo com Artur Picanço, actual presidente do clube, o Clube Central Recreativo e Desportivo Sporting Clube de Guadalupe, mais conhecido apenas por Sporting Clube de Guadalupe, foi fundado em 1955. Foram seus fundadores: Albino Picanço, Gabriel Melo, Reginaldo Silva, Eliziário Silva e António das Flores. A sua sede localiza-se no Caminho da Igreja, do Guadalupe. É a mesma desde que o clube surgiu; contudo, já foi submetida a várias modificações.

A implementação da prática de desporto no clube surgiu através de uma iniciativa tomada por um grupo de amigos guadalupenses, que, por praticarem desporto em clubes diferentes, decidiram desenvolver, no clube já existente na freguesia, a prática do futebol. Inicialmente, jogavam apenas pelo prazer, tendo-se, posteriormente, federado.
As modalidades que foram e são praticadas no Sporting Clube Guadalupe são, como já referido, o futebol, que principiou em 1962, e o futsal (não federado), que começou em 2000.

O clube já apresentou trinta e três presidentes, sendo o actual presidente da comissão administrativa Artur João Ramos Picanço.
O Sporting Clube de Guadalupe possui uma vasta colecção de títulos, sendo o mais importante o Titulo de Campeão da Associação de Futebol de Angra do Heroísmo (A.F.A.H) no escalão de juniores B, título único entre os clubes graciosenses. No escalão sénior, além de já terem ganho todos os títulos disputados na ilha, também, já foram campeões da Taça A.F.A.H.. O clube já esteve, por três vezes, na final da Taça Açores.